Diário do vereador

03/02/20

DESCOMPLICA SP, O POUPATEMPO DO MUNICÍPIO

Conhecido como o Poupatempo do município, o Descomplica SP é uma praça de atendimento presencial onde o cidadão de São Paulo encontra cerca de 300 serviços oferecidos pela Prefeitura.
(link: https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br/ )
Em um só lugar, é possível, por exemplo, solicitar a emissão da Carteira de Trabalho; do Bilhete Único para idosos e pessoas com deficiência; o registro de Seguro Desemprego ou o Alistamento Militar, entre outros.

As unidades do Descomplica SP oferecem também diversos serviços estaduais e federais. Por enquanto, a cidade conta com sete espaços: em São Miguel Paulista (zona Leste), Campo Limpo (zona Sul), Santana/Tucuruvi (zona Norte), Butantã (zona Oeste), Jabaquara (zona Sul), Penha e São Mateus (zona Leste). Até o final do ano, será implantada uma nova unidade na zona Sul, em Capela do Socorro. Todas com um novo padrão de atendimento ao cidadão – mais ágil, integrado e descentralizado.
(link: https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br/unidades/ )
“Ampliar a qualidade do atendimento nas regiões mais vulneráveis da cidade evita que o cidadão tenha que deslocar-se até o centro expandido, garantindo mais conforto e menores gastos – de tempo e de dinheiro.” Daniel Annenberg

Lançado em março de 2018, em um projeto-piloto na praça de atendimento da Subprefeitura de São Miguel Paulista, na Zona Leste, o programa Descomplica SP já realizou mais de um milhão de atendimentos e registra índice de satisfação de 99% pelos usuários.

A equipe do Descomplica SP orienta a população que entre previamente em contato com a central SP156 (Telefone 156 ou https://sp156.prefeitura.sp.gov.br) para obter informações sobre os documentos obrigatórios para a solicitação e realização de cada serviço.