Home   Biografia   Diário do Vereador   Fazendo Leis   Na Mídia   Vídeos   Agenda   Perguntas Frequentes   Fale Conosco

Diário do Vereador


Voltar

30/07/2020
Digitalização dos processos facilita trabalho da Prefeitura na pandemia

Esta foto é muito especial para mim. Além de estar com o querido amigo que fiz na gestão pública, o Sérgio Avelleda, na época Secretário Municipal de Mobilidade e Transportes, esta imagem representa um enorme ganho: a digitalização de 99% dos processos da Prefeitura. Quando cheguei na Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), em 2017, essa era a realidade: apenas 23% dos processos estavam digitalizados, o resto todo ainda estava em papel!!

Imagina como teria sido difícil a Prefeitura continuar funcionando durante a pandemia se os processos não estivessem todos online? Esse é um bom exemplo de como a tecnologia garantiu a continuidade da prestação de serviços à população e simplificou a vida dos paulistanos e paulistanas.

Na época, Sérgio Avelleda e eu visitamos o Departamento de Transportes Públicos. Queríamos propor a modernização dos processos para vistoria de escolares, táxis, motofrete, entre outros serviços. Diminuindo, sempre, a necessidade de tanto papel.

A economia de papel que o processo de digitalização gerou foi o equivalente a 16 vezes a altura do Farol Santander (o antigo Banespão). Já viram esta matéria sobre o SEI (Sistema Eletrônico de Informações)? Vale assistir também a live que tinha com o Avelleda em maio, foi ótima e muito inspiradora: