Home   Biografia   Diário do Vereador   Fazendo Leis   Na Mídia   Vídeos   Agenda   Perguntas Frequentes   Fale Conosco

Diário do Vereador


Voltar

06/07/2020
População de SP ganha eBook contra fake news

A população de São Paulo ganha uma poderosa ferramenta contra a desinformação e as notícias falsas: o eBook "Todos Contra as Fake News", produzido em parceria entre a Escola do Parlamento, da Câmara Municipal, e a Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim).

Escrita em linguagem simples, a cartilha preza a transparência de dados e informações no momento em que as fake news confundem cada vez mais as pessoas, sobretudo quando compartilhadas nas redes sociais e pelo whatsapp.

Como autor da lei de linguagem simples municipal e do projeto de lei de transparência ativa em situações de calamidade pública, me orgulho deste presente da cidade para seus cidadãos.

O documento tem dicas práticas para a população, como: “leia o texto e desconfie de títulos apelativos”, “verifique a formatação e a existência de erros”, “preste atenção às datas da publicação” e “confira se o site é conhecido e nunca compartilhe em caso de dúvidas”. O material também alerta sobre as responsabilidades civis e criminais pelo compartilhamento e pela publicação de informações falsas.

A cartilha é o primeiro resultado prático de uma parceria firmada entre a Câmara e a Abracrim no início deste ano para o desenvolvimento de ações de formação e pesquisa. Tem a coordenação do advogado Luiz Augusto Filizzola D’Urso, especialista em Direito Digital e presidente da Comissão Nacional de Cibercrimes da Abracrim: “Esta cartilha serve como material informativo para toda sociedade, sendo mais um importante passo no combate às fake news, as quais tanto prejudicam a democracia, causando profunda desinformação”, ressalta D’Urso, professor de Direito Digital no MBA de Inteligência e Negócios Digitais da FGV.